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Artigos, teses e dissertações

ARTICLES, DISSERTATIONS AND THESIS

 

ABREU, Vitor Chagas. Prelúdios característicos e concertantes para violino só, de Flausino Vale: cinco transcrições e análise interpretativa para viola de arco. Belo Horizonte, 2015. 164f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

 

BREDEL, Pierre e CAVAZOTTI, André. Três Peças de Guerra Peixe: ama abordagem fenomenológica. (Revista Acadêmica de Música, número 12, Julho/Dezembro 􀂱 2005.

 

CASARI, Isadora Scheer. Música, Identidade e Representações Sociais: o Caso do Violista. Rio de Janeiro. 134f. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

CEVALLOS, Smith Heloisa Matos. A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola. Revista Música, v. 20, n. 2, p.190 - 218, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/175139

 

FRISEN, Rafael Ricardo. Elementos de música nordestina nas Três Peças para viola e piano de César Guerra Peixe. Curitiba, 2011.

 

GUALBERTO, Estades Basavilbaso. Origens e desenvolvimento técnico da viola. Campinas.1995.

GUERRA, Ana Cielo. Concerto para viola e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma análise das implicações de performance nas decisões interpretativas. Belo Horizonte, 2017. 160f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

 

HÜBNER, Paulo André. O estudante de música ativo na sua construção de conhecimento: contribuições da Técnica Alexander para o estudo do violino e da viola. Curitiba, 2014. 260f. Dissertação (Mestre em Música) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

KAKIZAKI, Walter Eiji. Aspectos gerais e técnicos do violino/viola sob a perspectiva de Carl Flesch e Ivan Galamian: suas influências na era digital. Campinas, 2014. 162f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2014.

KUBALA, Ricardo Lobo. O concerto para viola e orquestra de Borges-Cunha: A obra e uma interpretação. Campinas, 2009. 262f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

 

______. O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha: forma e interpretação. Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 1, 2013, p. 199-200.

 

KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antonio Borges- Cunha. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 2, dez. 2012, p. 89-110.

 

KUTNER, Renato. Brasiliana n. 2 de Cyro Pereira: Análise Interpretativa, Preparação de Edição, e Redução para Viola e Piano. Campinas, 2006. 177f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

 

LAVIGNE, Marcos A.; BOSÍSIO, Paulo G. Técnicas Fundamentais de Arco para Violino e Viola. Rio de Janeiro, 1999. 62f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

MARTINÊS, Galimberti Nunes. A performance de técnicas estendidas a partir dos estudos Viola Spaces de Garth Knox e sua aplicabilidade na Sequenzia VI de Luciano Berio. Belo Horizonte, 2013. 101f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

MEIRELLES, Camila Torres. Perspectivas Pedagógico-musicais para o ensino da viola no Brasil. João Pessoa, 2018. 176 f. Tese (Doutorado em Educação Musical) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

 

MENDES, André Nobre. Música brasileira para viola solo. UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro- RJ, p. 200. 2002.

MIZAEL, Hellen Dias. Sonata para viola e piano (1950) de Camargo Guarnieri: estudo técnico-interpretativo e tratamento editorial. Belo Horizonte, 2011. 185f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.

 

NASCIMENTO, Francisco Darling Lopes do. Obras didáticas originais para viola e sua utilização no ensino de Graduação no Brasil: investigação e panorama histórico de seu desenvolvimento. Campinas. 2017. 182f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

 

PEREIRA, Antônio Carlos de Mello. Concerto para Viola de Cláudio Santoro: Edição de partitura, redução para viola e piano e subsídios para interpretação. Campinas, 2008.

PEREIRA, Jessé Máximo. O concerto para viola e orquestra de Marco Padilha: estudo técnico-interpretativo. Campinas, 2019. 272f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, 2019.

PIERMARTIRI, Leonardo; IUDICE, Henrique Tomás. Centenário de Karen Tuttle: a decodificação e o ensino de uma performance natural, unindo os elementos corpóreos, musicais e emocionais. OPUS, v. 26, n. 3, p. 1 - 22, dez. 2020

REBELLO, Ana Isabel Ferreira. Semelhanças e disparidades no ensino e na execução da viola e do violino. São Paulo. 2011. 137f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

 

SAGGIN, Fabio. The Influence of Perez Dworecki on the Development of the Brazilian Viola Repertoire: A Recording Project. Tese (Doutorado em Música) The University of Wisconsin, Madison

SILVA, Ulisses Carvalho da. Original and Transcribes Etude Books for Viola: A Reference Guide for Teachers and Students. Tese (Doutorado em Artes Musicais) - The University of Georgia, Athens, GA, 2010.

Mídia
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Media

DWORECKI, Perez. Revival Brazilian Music for Viola & Piano. São Paulo. Paulus, 1998. 1 CD.

DWORECKI, Perez. O Canto da Nossa Terra. São Paulo. Paulus. 2002. 1CD.
 
DWORECKI, Perez. Gaiato. São Paulo: CPC /Umes, 2004.1CD.

LACERDA, Osvaldo. Appassionato, Cantilena e Toccata. Imagem disponível
em: http://www.musicabrasilis.org.br/partituras. Acesso: 21/ set/ 2011.

LIMA, João de Souza. Chorinho para viola e piano. Partitura própria.

Música Brasileia
Image by Rachel Loughman

Brazilian Music Catalog for Classical Viola

Updated on 05/11/2021

The Association has direct communication with the Brazilian Academy of Music, the National Library and other collection bodies and is gradually putting together its own catalog of Brazilian music originally written for viola.

Due to copyright issues, ABRAV cannot make the works listed here available. With the information listed, it is possible to find the scores for sale on specialized sites such as the Brazilian Academy of Music and others.

The list below is organized alphabetically by composer's last name. Each entry provides the following information respectively: Name of the composer, title of the work, instrumentation, year of composition (when available) and other pertinent information about the work.

Aguiar, E. Dezviolada. Violas. 1984.

Aguiar, E. Seis duetos. Viola e viola. 1984.

Aguiar, E. Meloritmias nº 5, Ponteando, Resposta ao bilhete do Jogralrrapeixe, Convite ao amigo Cristiano Ribeiro. Viola solo. 1987.

Almeida, C. de. Miniatura nº 1. Viola e piano.

Alves, J. O. Concerto. Viola e orquestra. 2014.

Aquino, F. e Vanconcelos, R. Gosto de Brasil. Viola e piano. 1999.

Blauth, B. Sonata. T.22. Viola e piano. 1978.

Bonafé, V. Estudos sobre os estados da matéria. Viola solo. 2012.

Bonin, G. C. Tafetá. Viola solo. 2014

Borges-Cunha, A. Concerto para viola. Viola e orquestra. 2007.

Cardoso, L. Pequeno estudo, Op. 78. Viola solo. 1982.

Cavalcanti, N. H. Canções avulsas. Viola e piano. 2002.

Cervo, D. Suíte brasileira. Viola solo. 2020.

Crowl, H. Cambiata. Viola solo. 1980/83.

Crowl, H. Ipês, uma epígrafe. Viola e piano. 1996.

Crowl, H. As Impuras imagens do dia se desvanecem. Viola solo. 1999.

Crowl, H. Antíteses. Viola pomposa e orquestra. 2009.

Crowl, H. Visões do paraíso. Viola e violão. 2016.

Crowl, H. Paisagens meridionais. Viola, piano e orquestra de cordas. 2017.

Crowl, H. Solilóquio VII. Viola solo. 2017.

Crowl, H. Sonata do Girassol Vermelho. Viola e piano. 2019.

Ficarelli, M. Sonatina. Viola solo. 1985.

Frigatti, E. Três prelúdios. Viola solo. 2019.

Gnattali, R. Sonata. Viola e piano. 1969.

Gnattali, R. Concerto. Viola e orquestra de cordas - Dedicado a Perez Dworecki. 1970.

Guarnieri, M. C. Chôro. Viola e orquestra. 1975.

Guarnieri, M. C. Sonata. Viola e piano. 1950.

Guerra-Peixe, C. Três peças, Galope, Reza e Toada. Viola e piano. 1957.

Guerra-Peixe, C. Bilhete de um jogral. Viola solo. 1983.

Guerra Vicente, J. Divertimento. Viola solo. 1968.

Krieger, E. Brasiliana. Viola e orquestra de cordas. 1960.

Lacerda, O. Sonata. Viola e piano. 1962.

Lacerda, O. Appassionato, Cantilena e Toccata. Viola e piano. 1977.

Lima, J. S. Chorinho. Viola e piano. 1965.

Lunsqui, A. Manun ad Manun. Viola solo. 2019

Lunsqui, A. Moviola. Viola solo. 2019

Mahle, E. Sonata. Viola e piano. 1968.

Mahle, E. Sonatina. Viola e piano. 1976.

Mahle, E. Concertino. Viola e orquestra cordas. 1978.
Mahle, E. As melodias de Cecília. Viola e piano. 1982.

Mahle, E. Duetos modais. Viola e viola. 1991.

Mahle, E. Concerto. Viola e Orquestra Sinfônica. 2015

Mehmari, A. Sonata. Viola e piano. 2015.

Mignone, F. Sonata. Viola e piano.1962.

Mignone, F. Três valsas brasileiras. Viola e piano. 1968.
Mignone, F. Fantasia. Viola e piano. c.1960.

Moura, E. Armorialis. Viola, cello e orquestra. 2007.

Moura, E. Nouer IV. Viola e piano. 2011

Nobre, M. Sonata. Viola solo. 1963.

Nobre, M. Desafio I. Viola e orquestra de cordas. 1968.

Nobre, M. Desafio II. Viola e piano. 1968.

Nobre, M. Poema II, opus 94, no. 2. Viola e piano. 2002.

Oliveira, J. Fantasia for Solo Viola. Viola solo. 1998.

Oliveira, S. R. Música Precisa. Viola solo. 2010.

Onofre, M. Partita. Viola solo. 2012/13.

Piedade, A. Toccata. Viola e viola. 2016.

Pitombeira, L. Concerto no. 1. Viola e orquestra. 2013.

Pitombeira, L. Concerto no. 2. Viola e orquestra. 2013.

Ribeiro, A. Quase valsa. Viola e piano. 1995.

Sá, S. A passagem - da escravidão à liberdade. Viola quarteto. 2017.

Sá, S. Concertino. Viola e orquestra de cordas. 2017.

Sá, S. Fantasia. Viola solo. 2017.

Sá, S. Fantasia. Quarteto de viola. 2017.

Sá, S. Fantasia. Viola e harpa. 2017.

Sá, S. Fantasia. Viola e piano. 2017.

Sá, S. Fantasia. Viola e contrabaixo. 2017.

Sá, S. Fantasia trio cânon nº 1, 2, e 3. Viola trio. 2017.

Sá, S. Quatro caprichos. Viola solo. 2018.

Sá, S. Suíte. Viola solo. 2018.

Santoro, C. Sonata no. 1 (inacabada). Viola e piano. 1943.

Santoro, C. Adagio. Viola e piano. 1946-65.

Santoro, C. Espaços. Viola e piano. 1966.

Santoro, C. Mutationen IV. Viola e Fita Magnética. 1971/72

Santoro, C. Sonata no. 2. Viola e piano. 1982.

Santoro, C. Fantasia Sul América. Viola solo. 1983.

Santoro, C. Fantasia Sul América. Viola e orquestra. 1983.

Santoro, C. Duo. Viola e voz feminina. 1987.

Santoro, C. Concerto no. 1. Viola e orquestra. 1988.

Tacuchian, R. Toccata. Viola e piano. 1985.

Tacuchian, R. Xilogravura. Viola e piano. 2004.

Tacuchian, R. Tomilho. Viola e piano. 2015.

Tacuchian, R. Cinco miniaturas. Viola e piano. 2018.

Vargas, D. O Catraz II, engenhoca para viola solo. Viola solo. 2015.

Viana, A. Micropeças. Viola e piano. 2014.
Vieira, R. Sonata. Viola e Piano. 2004 (o compositor disponibiliza a obra gratuitamente através do contato: (roferlau@yahoo.com.br)

Villa-Lobos, H., Primrose, W., arr. Ária (Cantilena) da Bachianas brasileiras no. 5. Viola e piano. 1958 (arr.).

Villani-Côrtes, E. Interlúdio V. Viola e piano. ????
Villani-Cortês, E. Sonata. Viola e piano. 1969.

Zampronha, E. S. Perfurando a linha. Viola solo. 2002.

Works:
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